“Análise das Demonstrações Contábeis Como Ferramenta na Tomada de Decisão”
Iracema Batista Oro Aluna de Graduação do
Curso de Ciências Contábeis
(iracemaoro@gmail.com)
RESUMO
O presente trabalho buscou avaliar o grau de conhecimento dos gestores quanto aos relatórios contábeis, bem quanto a sua utilização como ferramenta para o processo na tomada de decisão. Realizou-se um estudo bibliográfico nas obras de Iudicíbus e Marion (2006) e na Resolução 1.185 (2009). Os resultados obtidos mostram que os empresários conhecem as demonstrações contábeis estudadas, mas não a utilizam ou utilizam raramente para a tomada de decisão ou por não julgar que estes relatórios sejam importantes para a sua gestão, e apenas para atender ao fisco.
PALAVRAS-CHAVE: Relatórios contábeis; Tomada de decisão;
1 INTRODUÇÃO
O papel do contador como responsável pelo desenvolvimento e elaboração dos relatórios contábeis para a tomada de decisão é extremamente importante para que a empresa seja bem-sucedida.
Hoje, a contabilidade encontra-se inserida nos processo de gestão, não sendo mais vista somente como cumprimento das formalidades tributárias. O empresário que cuida do seu patrimônio, que planeja suas tomadas de decisões, o faz com base em dados concretos, confiáveis. E somente a contabilidade oferece dados formais e científicos, que permitem atender essa necessidade. CONSELHO REGIONAL DE (CONTABILIDADE DE SANTA CATARINA 2006, p. 09)
As demonstrações contábeis são relatórios exigidos ou não pelo fisco, dos quais podem ser retiradas informações de gestão, econômicas, administrativas e financeiras que servirão para análise da situação da empresa e auxiliarão o gestor no processo de tomada de decisão. O objetivo geral deste estudo é saber se os usuários conhecem os relatórios contábeis e os utilizam. Para isto realizou-se as seguintes etapas: pesquisa bibliográfica.