Gestão Contábil
Currais Novos, 05 de junho de 2014.
INTRODUÇÃO
Durante anos a contabilidade foi vista apenas como instrumento para fornecer informações tributárias, mas atualmente com o mercado altamente competitivo, ela é observada também como um instrumento gerencial que auxilia os administradores nas decisões, e no processo de gestão, planejamento, execução e controle.
As constantes mudanças no cenário econômico mundial, vem desafiando as organizações a adequar suas práticas de gestão à nova realidade de mercado. Informações adequadas e em tempo hábil para subsidiá-las no processo de tomada de decisão.
A contabilidade apresenta-se como instrumento de gestão, fornecendo as informações necessárias e auxiliando nos processos de concorrência, necessidades de aperfeiçoamento das novas tecnologias, globalização dos mercados, se tornando assim indispensável para o sucesso das empresas.
É a contabilidade gerencial a responsável por fornecer os instrumentos que contém as informações sobre a situação econômica e financeira das entidades. E auxiliarão os administradores nos processos de tomada de decisão.
As informações são consideradas um elemento estratégico para as organizações, pois de posse das mesmas é que a administração da empresa terá subsídios para a tomada de decisão precisa e eficaz. E é na contabilidade, através de seus relatórios, que são encontradas essas informações.
Sendo assim, a contabilidade gerencial é um instrumento de apoio na gestão dos negócios que poderá contribuir significativamente para a eficiência operacional da organização.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL
Os dados contábeis são matérias-primas de informações, que devem ser tratados, para que gerem informações úteis e representem um instrumento gerencial para o processo decisório de forma a alcançar uma vantagem