É O QUE HÁ!
Sabe-se que os ovos são importantes fontes proteicas, sendo considerados alimentos ricos em proteínas e com baixo teor de gordura, tendo em sua porção lipídica maiores concentrações de ácidos graxos insaturados.
Segundo Araújo et al (2011) biologicamente, ovo é o óvulo fecundado, ou não, de alguma espécies de animais. Sendo assim um corpo unicelular que concentra nutrientes essenciais para o desenvolvimento de espécie.
Para Sarcinelli et al (2007) o mesmo desempenham diversas propriedades funcionais, que proporcionam aos alimentos, cor, viscosidade, emulsificação e formação de espuma.
Com tais características, se torna o alimento mais próximo da perfeição, contendo quase todos os nutrientes essenciais e necessários ao ser humano.
A cocção pode ser definida como o aumento de temperatura dos alimentos com a duração suficiente para ocasionar alterações irreversíveis (CIEBDERS, 1996).
Entretanto as técnicas de cocção em alimentos podem ser classificação segundo o meio de transferência de calor em: cocção em meio não aquoso, cocção em meio gorduroso, cocção em meio aquoso, cocção mista, cocção especial.
O ovo é considerado um alimento nutricionalmente completo e ideal para o consumo. Apresenta vitaminas e minerais que ajudam na homeostase do organismo. E por ser uma proteína de origem animal, fornece os aminoácidos essenciais, que nosso corpo é incapaz de sintetizar. O colesterol presente em sua gema, também tem propriedades fisiológicas importantes.
Araújo, W. M. C.; Montebello, N. P.; Botelho, R. B. A.; Borgo, L. A. Alquimia dos alimentos – 2ª edição. Editora SENAC – 2011.