É nois
O objetivo do trabalho presente é mostrar como ocorre e deve ser feita a sustentabilidade na Engenharia de Produção assim como em qualquer outra área que se utilize de recursos naturais.
Conforme o Relatório de Brundtland-1987, o conceito de desenvolvimento sustentável é “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.
O objetivo da sustentabilidade é que os recursos naturais sejam consumidos de forma consciente e suficiente pelos seres humanos, sem que a biodiversidade, o meio ambiente, os valores sociais e também culturais sejam abandonados. As empresas são grandes consumidoras de recursos naturais e suas emissões, resíduos e efluentes podem contaminar não apenas a comunidade vizinha, mas também o mundo inteiro. Empresas sustentáveis desenvolvem novos processos, que são menos poluentes e que utilizam menos recursos naturais, substituem produtos mais poluentes por outros mais sustentáveis. A sustentabilidade corporativa é uma área que atua integrada a todas as outras áreas da empresa, sejam elas de negócios, sejam elas produtivas. Ao falar de sustentabilidade corporativa significa falarmos de gestão, estratégias, processos, retorno (de variados tipos), indicadores, medição e controle.
Ainda que seja de conhecimento público associar sustentabilidade à gestão empresarial, ainda que ela esteja presente no planejamento, na execução e no controle, poucas são as ferramentas difundidas no mercado. Algo claro é que não há ferramentas ou metodologias exclusivas para sustentabilidade corporativa. O que se vê é uma adaptação do que já existe, mas com um olhar mais amplo e holístico e com objetivos que vão muito além do resultado financeiro.
As empresas constituem uns dos elementos mais importantes e atuantes do sistema mundial, elas têm um impacto muito significativo no meio ambiente, na cultura, na política, no