É nois
Unidade 3 | Texto complementar I: Condutores e eletrodutos
Condutores e eletrodutos
Introdução Os condutores elétricos são componentes essenciais do circuito elétrico, pois é através deles que a corrente elétrica circula. Por causa disso, dissipam uma certa quantidade de calor (efeito Joule). Embora isso não possa ser evitado, poderá ser minimizado por meio da escolha correta do tipo de condutor cujo material de fabricação e bitola devem estar de acordo com as demandas de sua utilização. De mesma forma, a utilização do eletroduto adequado às necessidades de segurança da instalação, é de grande importância. O presente texto contém informações sobre condutores e eletrodutos que são de interesse de todo eletricista.
Materiais para a fabricação de condutores Como já foi estudado, condutor é o componente do circuito que conduz a corrente elétrica. Ele é tão mais eficaz quanto maior for sua capacidade de facilitar a passagem da corrente. Por causa disso, os condutores elétricos são fabricados com materiais cuja formação atômica facilita a ocorrência de uma corrente elétrica, ou seja, materiais que conduzem eletricidade com maior eficácia devido a sua condutibilidade.
SENAI/SP | Unidade 3 - Dimensionamento de instalações elétricas prediais (2)
Página 1 de 19
Curso de Eletricidade Predial
Unidade 3 | Texto complementar I: Condutores e eletrodutos
Os materiais mais utilizados como condutores elétricos são o cobre e o alumínio. Esses dois materiais apresentam vantagens e desvantagens em sua utilização. A tabela a seguir apresenta em destaque os itens nos quais um material apresenta vantagem sobre o outro.
Cobre Resistividade (0,017Ω /mm2) / m Boa resistência mecânica Alumínio Resistividade (0,028Ω /mm2) / m Baixa resistência mecânica
Soldagem das emendas com estanho Requer soldas especiais Custo elevado Densidade 8,9 Kg/dm3 Custo mais baixo Densidade 2,7 Kg/dm3
Comparando a resistividade do alumínio com a do cobre,