ÚLCERAS POR PRESSÃO E OS FATORES ASSOCIADOS DETERMINANTES
Pós – Graduação de Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto
Assistência ao Paciente Portador de Lesões cutâneas no CTI
Profª. Juliana Alves Batista
Data de Entrega: 04/10/2013
Tânia Mara Sampaio da Silva ¹
ÚLCERAS POR PRESSÃO E OS FATORES ASSOCIADOS DETERMINANTES
GOMES, Flávia Sampaio Latini et al . Avaliação de risco para úlcera por pressão em pacientes críticos. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo , v. 45, n. 2, Apr. 2011.
Este estudo foi elaborado por: Flávia Sampaio professora adjunta do departamento de enfermagem básica da UFMG, Marisa Antonini professora titular da FUMEC entre outros.
A prevalência de úlcera por pressão em pacientes adultos internados em Centros de Terapia Intensiva é bem significativa, mas no Brasil não há estudos suficientes, o que acarreta no objetivo desse estudo.
A úlcera por pressão é definida como uma lesão na pele ou em tecido subjacente, usualmente sobre uma proeminência óssea, como resultado de pressão ou pressão em combinação com força de cisalhamento e força de fricção.
Trata-se de um estudo seccional analítico, ou seja, refere-se a uma estimativa de prevalência ou ocorrência de um determinado evento. Realizou-se um sorteio para o cálculo da amostra, com pacientes de 18 anos ou mais, que foram internados até as 24 horas do dia anterior à coleta de dados, a partir de um universo de 316 leitos distribuídos em 22 CTIs, de 15 hospitais públicos e privados de Belo Horizonte.
A coleta de dados foi realizada por formulários contendo questões fechadas e abertas referentes às informações da instituição, da pessoa, seu perfil demográfico e seus dados clínicos; da pontuação na Escala de Risco Braden, do número de medidas preventivas utilizadas. Foram identificadas 99 úlceras com maior frequência nas regiões sacral ( 36% ) e calcâneo ( 22% ).
Os fatores associados à formação de úlcera por pressão em pacientes acamados são as sepses, o tempo de internação e o risco alto e