Óptica geométrica
Na óptica geométrica, representamos um raio de luz da seguinte forma;
Quando um raio de luz chega uma superfície qualquer, diversas situações podem ocorrer com ele. Cada uma dessas situações é considerada um fenômeno óptico.
A fibra óptica foi uma invenção tecnológica que modificou radicalmente o mundo da transmissão de informação. Telefonia móvel, internet e outros meios de comunicação, se desenvolveram de forma significativa por conta das fibras ópticas.
Outras inúmeras aplicações utilizam o princípio das fibras ópticas.
Para compreendermos como a fibra óptica funciona, deveremos partir da discussão de conceitos da Física que são bases para a fibra óptica.
Tipos de reflexão:
REFLEXÃO ESPECULAR: ocorre em superfícies opacas perfeitamente refletoras e que devem estar perfeitamente polidas. Nesse caso, o pincel emergente do espelho, apresente características similares ao pincel incidente.
REFLEXÃO DIFUSA: ocorre em superfícies que não são perfeitamente polidas. Nesse caso, o pincel emergente não apresente organização, pois as irregularidades da superfície fazem com que os raios luminosos sejam refletidos em direções variadas.
Quando se pensa em reflexão especular, duas leis regem matematicamente o que ocorre nesse tipo de fenômeno.
1ª Lei da reflexão: a reta normal ao espelho (N) e os raios incidente e refletido estão em um mesmo plano. 2ª Lei da Reflexão: o ângulo de incidência e o ângulo de reflexão são sempre iguais.
São válidas para superfícies planas e curvas.
Você já percebeu que, ao ficar próximo de uma piscina e olhar para um ponto da borda dela e que esta distante de você, há uma nítida impressão lá é bem mais raso?
Outras situações que podem ser explicadas utilizando o conceito de refração são;
Quando um raio de luz passa de um meio para outro, podemos observar o fenômeno da refração.
Percebe-se que o raio sofreu uma