Óptica geométrica
MEFT
1º Ano - 1º Semestre
LFEB - Laboratório de Física Experimental Básica
Relatório
Óptica Geométrica
Inês Sofia Henriques nº67917
Rita Falcão Mendes nº67943
Sofia Rodrigues Vaz nº67946
Professora Maria Isabel Cabaço
Lisboa, 27 de Outubro de 2009
Objectivos:
Os objectivos desta actividade prática são:
• A determinação experimental da distância focal de uma lente convergente e de outra divergente (através de métodos directos e indirectos).
• A determinação do índice de refracção de um vidro acrílico.
• A observação da polarização da luz e determinação do ângulo de Brewster.
Introdução teórica: Ao conjunto de radiações electromagnéticas pode dar-se o nome genérico de luz, embora seja mais frequente associar este termo à radiação electromagnética perceptível pelo olho humano. Neste trabalho, ao usarmos o termo luz estaremos a referir-nos à luz visível. Quando a luz se propaga em meios homogéneos, transparentes à luz visível, e isótropos, percorre trajectórias rectilíneas. No entanto, se houver mudança do meio de propagação, podem-se observar fenómenos como a reflexão e a transmissão da luz, que envolvem mudanças na sua trajectória e velocidade. Quer a reflexão quer a transmissão da luz são fenómenos físicos com características específicas, podendo-se recorrer às Leis de Snell-Descartes para melhor os compreender:
• O raio incidente, o raio reflectido, o raio transmitido e a normal à superfície de separação dos meios, estão contidos num mesmo plano a que se dá o nome de Plano de Incidência.
• O ângulo de incidência (i) é igual ao ângulo de reflexão (r).
• Quando a luz é transmitida de um meio 1 para um meio 2, verifica-se a seguinte relação:[pic] (i é o ângulo de incidência e t o ângulo de transmissão). Note-se que no caso da transmissão, quando a passagem de meio se faz de um meio 1 em que a velocidade da luz é maior para um meio 2 em que esta diminui (Imagem 1), diz-se