índios e Negros no Brasil atual
Um estudo da situação dessas etnias no Brasil, visto que constituem duas bases do fenômeno da miscigenação brasileira e, ainda assim, são alvos constantes de racismo. Qual postura o Estado assume diante de tal situação?
“O Brasil colonial não era igual a Portugal
A raiz do meu país era multirracial
Tinha índio, branco, amarelo, preto
Nascemos da mistura, então por que o preconceito?” (Gabriel Pensados
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar. ‘’ (MANDELA, Nelson)
No que tange à questão indígena, o Governo brasileiro age de maneira extremamente desrespeitosa, de maneira que afirma uma postura pluriétnica na Constituição, enquanto não a realiza na prática. Assim, transmite a imagem de um falso etnodesenvolvimento nacional.
O artigo 231 da Carta Magna garante aos indígenas o pleno “reconhecimento da sua organização, costumes, línguas, crenças , tradições e, principalmente, dos direitos originários sobre a terra que ocupam , competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.”. Todavia, existem diversos protestos indígenas contra o não cumprimento dessa afirmação, visto que os interesses capitalistas atuais levam à cobiça e ao desmatamento de diversas de suas terras tradicionais, geralmente sem se preocupar com a sua realocação, ou mesmo com o fato de desejarem ser realocados. A economia brasileira está vinculada, em grande parte, à agricultura, o que acentua tais ocasiões. Entretanto, o que impera é a ambição de empresários, que, muitas vezes, devastam terras indígenas apenas por mais lucro, enquanto o Estado mantém, na prática, um comportamento negligente para impedir tais maltratos.
Para piorar ainda mais essa situação, é válido mencionar a PEC 215, que está em processo de avaliação para sua aceitação. Essa proposta de