Índices de preços - inpc e ipca
O IPCA possui a meta de proporcionar a variação dos preços no âmbito comercial para o consumidor e são analisados aproximadamente 465 subitens. Tem como população alvo as famílias que tenham rendimentos mensais que estão compreendidos entre 1(um) e 40(quarenta) salários mínimos, independentemente da fonte de rendimento e que residem nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Belém e Porto Alegre, além do Distrito Federal e do município de Goiânia. Além disso, é empregado pelo Banco Central como medidor oficial da inflação do Brasil, e também utilizado pelo governo para saber se a meta de inflação pré-estabelecida está sendo cumprida.
Existe também o IPCA-15 e o IPCA-E. A divulgação do IPCA-15 se deu a partir de 2000 e ele é considerado uma prévia de cálculo do IPCA, já que sua taxa é dada quinzenalmente (começa dia 16 do mês anterior e vai até dia o 15 do mês atual) oferecendo maior precisão da alta e queda dos preços. Esse índice é importante por ter a função de auxiliar nos reajustes de IPTU. Tanto o IPCA, quanto o IPCA-15 utilizam o mesmo método de coleta de dados, porém a diferença entre eles é somente o período analisado.
Já o IPCA-E também segue o mesmo encaminhamento metodológico do IPCA, sendo constituído pelas taxas do IPCA-15 de cada mês. A