Índice de liquidez
Fórmula = (Ativo Circulante + Realizável a longo prazo) ÷ (Passivo circulante + Passivo não circulante)
Este índice mede a saúde financeira de uma organização no curto e longo prazo. Como buscamos construir uma empresa sólida, com capacidade de gerar financiamento para o cumprimento de suas atividades, e geração de lucro, este é um dos índices que aplicaremos para verificação e acompanhamento da saúde financeira da empresa. O índice de liquidez geral (LG), faz uma comparação dos Ativos com as dívidas, para analisar a capacidade de liquidez da organização.
Índica ao analista: quanto a empresa possui no ativo circulante e no subgrupo ativo realizável a longo prazo para cada R$ 1,00 de dívida total com terceiros.
Interpretação: Quanto maior, melhor.
Índice de liquidez seca (LS).
Fórmula = (Ativo circulante – Estoque) ÷ Passivo circulante.
O índice de liquidez seca (LS), excluem os estoques, para analisar o grau de excelência da situação financeira da empresa. Pelo fato do estoque fazer parte do Ativo circulante, quando eu o excluo, tira o fator de incerteza, pois pode haver variações na receita de vendas e não girar o estoque como planejado. Portanto, esse o motivo da escolha do índice de liquidez seca, para fazer um acompanhamento do estoque, para não estocar grandes quantidades de matéria prima, produto acabado, comprometendo sem necessidade os recursos financeiros da empresa e também mantendo um giro maior do estoque.
Indica ao analista: Quanto a empresa possui no Ativo circulante (desconsiderando os estoques) para cada R$ 1,00 de dívida de curto prazo com terceiros (Passivo circulante).
Interpretação: Quanto maior, melhor.
Fonte: material de apoio.