Índice de Forma
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
ÍNDICE DE FORMA
MANAUS
2013
ÍNDICE DE FORMA
Relatório apresentado à disciplina Materiais de Construção Civil I, do curso de Engenharia Civil, da Escola Superior de Tecnologia para obtenção de nota parcial.
Professora: Dr.ª Valdete Santos de Araújo
MANAUS
2013
RESUMO
Este relatório expõe os métodos e resultados obtidos na medição das dimensões de uma amostra de brita 1 e cálculo do seu índice de forma, realizadas no laboratório de Materiais de Construção I.
Sumário
1. Índice de Forma da Brita
1.1. Contextualização Teórica
Os agregados representam em torno de 80% do peso do concreto e 30% do custo, exigindo adequado controle de qualidade a fim de garantir a manutenção das suas propriedades tanto no estado fresco quanto no endurecido. Anterior ao controle de qualidade requerido é necessária uma avaliação criteriosa das características físicas dos agregados utilizados de maneira que se obtenha a melhor eficiência possível no consumo de cimento, visando à redução do custo do concreto produzido. O Índice de Forma (IF) é de suma importância para a avaliação da qualidade do agregado.
Para este experimento, será utilizado o método do paquímetro para determinação do IF do agregado, neste caso, a brita 1.
IF =
Onde:
IF = Índice de Forma
Lg = Maior dimensão da brita
Lp = Menos dimensão da brita
1.2. Objetivo
Determinar o Índice de Forma de uma amostra da brita 1, para avaliação da qualidade do agregado.
1.3. Especificação do Material Amostra de 10 grãos do agregado graúdo (brita 1);
Paquímetro.
1.4. Procedimento
Inicialmente, foi coletada uma amostra de 10 grãos de brita 1, sendo: 5 grãos com o maior tamanho encontrado e 5 grãos com o menor tamanho. Cada grão foi numerado, de modo que possibilite uma organização melhor da análise, como mostra a figura: