Ílio-psoas
Para podermos explicar as relações que existem entre os músculos abdominais durante a flexão de tronco com o músculo ílio psoas, partimos primeiro para as funções que cada músculo exerce durante o movimento de flexão de tronco. Reto do abdômen: flexiona o tronco aproxima o tronco da pelve Oblíquo externo: principalmente flexiona o tórax e rotação do tronco. Íliopsoas: flexor mais potente do quadril –a) Se as pernas estiverem fixas o tronco se flexionará em direção a perna; b) Já se o tronco estiver fixo as coxas irão se movimentar na direção do tronco.
Durante a ação de flexão A postura mais indicada e simples para iniciar um exercício de flexão de abdômen com o objetivo de aumentar a força é deitado em decúbito dorsal mãos entrelaçadas atrás da nunca cotovelos levemente abertos, joelhos dobrados e então flexão de tronco. Sabemos que quando um músculo inicia sua atividade ele fará sua ação com mais potencia se sua origem e inserção estiverem afastadas levemente alongadas, ao contrário é verdadeiro, quando um músculo esta totalmente relaxado, com inserção e origem juntas, então, sua função fica prejudicada. Desta forma o exercício com objetivo de isolar os músculos do abdômen devem ser feitos com o quadril flexionado, para que os músculo iliopsoas não entre em ação com todo seu potencial.
Paradoxo do iliopsoas.
Embora o iliopsoas seja considerado um flexor do quadril e ajuda na flexão de coluna. Em determinada situação ele pode atuar como extensor da coluna lombar, por isso, alguns especialistas dão a este fenômeno o nome de paradoxo do iliopsoas. Isso acontece quando fazemos uma flexão de tronco sobre as pernas e elas estiverem estendidas e fixas ou quando partimos para elevação das pernas estendidas com o tronco fixo ao chão. No momento do torque inicial devido a origem do músculo psoas maior ser nas vértebras lombares ele primeiramente irá tracionar a coluna