Quantificação de enxofre em solos em plantio direto
Estudo da disponibilidade de enxofre em solos cultivados com batata e sob sistema de plantio direto.
Eduardo H. Duarte (IC), Guilherme R. Mansano (IC), Rodolfo L. Coppo (IC), Bianca M. Estevão (IC), Wagner J. Barreto (PQ), Sônia R. Giancoli Barreto* (PQ). giancoli@uel.br.
Departamento de Química, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Caixa Postal 6001. Palavras Chave: enxofre, orgânico, disponível, plantio direto.
Introdução
O princípio básico do plantio direto (PD) consiste na manutenção de resíduos vegetais em superfície e ausência de revolvimento do solo, proporcionando modificações na sua fertilidade, pois o material orgânico adicionado propicia uma maior retenção de nutrientes como o enxofre (S). A infertilidade dos solos se deve em parte à deficiência de S, que vem ocorrendo pela não reposição adequada do S. A saída é a adoção de uma adubação de sistema, melhorando a adubação das demais culturas da sucessão/rotação, obtendo-se respostas positivas na cultura principal, devido ao efeito residual. O objetivo do trabalho foi avaliar a distribuição de diferentes formas de enxofre em solos cultivados com batata com PD nas profundidades de 0-20, 2040 e 40-60 cm de solo. As amostras foram coletadas antes do plantio (Col 1), durante o cultivo (Col 2) e após a colheita da batata (Col 3) e em cinco locais da fazenda. As concentrações de S da Tabela 1 são as médias aritméticas das concentrações dos pontos. Os experimentos foram realizados em triplicatas. O SD (S disponível) compreende as formas solúveis e as frações S-SO4 fracamente adsorvidas. Utilizando-se 5,000g de solo seco, o SD foi extraído com 25mL de NH4OAc 0,5 mol L-1 preparada em HOAc 0,25 mol L-1. O SO (S orgânico) nos solos encontra-se ligado a carbono (C-S) ou como sulfato de ésteres (C-O-S). A forma C-O-S pode ser facilmente hidrolizada e é considerada a fração mais lábil do SO. Usando a técnica de oxidação parcial da matéria orgânica (MO), amostras