ÊXODO RURAL
A definição ou conceito do que foi a Revolução Industrial pode ser resumida na Substituição da energia Física (Humana) pela energia Mecânica (das Máquinas). Porém, trata-se de um processo Lento, Gradativo e Irreversível que gerou transformações Econômicas, Políticas e Sociais. A Revolução ocorreu no século XVIII em etapas :
* De 1750 a 1860 – 1ª Revolução Industrial – pioneirismo da Inglaterra, a fonte de energia era o carvão e de matéria-prima o Ferro.
* De 1860 a 1960 – 2ª Revolução – expansão da Maquino fatura para outros países como Bélgica, Alemanha, França, que usavam a energia do Petróleo e Elétrica e a matéria prima base era o aço.
* De 1960 aos dias atuais – 3 ª Revolução – era da Microeletrônica, Biotecnologia, Robótica. Países dominantes da tecnologia se sobressaem como os Estados Unidos e Japão. FATORES E CARACTERÍSTICAS FATORES DO PIONEIRISMO INGLÊS
* Acumulação primitiva de capitais, desde do renascimento urbano e comercial do fim da Idade Média, por parte dos Burgueses.
* A forma de governo, o Parlamentarismo, influenciou pois o poder político estava nas mãos da Burguesia.
* Liberalismo Econômico – mão invisível e mercado livre.
* As colônias também foram importantes pois forneciam matérias-primas para a Industria Têxtil (algodão)
* Política dos Cerca mentos no Campo (para produção de lã) que gerou matéria prima e mão de obra expulsa do campo para a cidade (êxodo rural).
* Supremacia Naval Inglesa.
* Jazidas de Ferro e Carvão (recursos naturais e energéticos).
CONSEQUÊNCIAS DAS TRANSFORMAÇÕES
INDUSTRIAIS - maquino fatura, com a eliminação do trabalho artesanal (este não conseguia concorrer aos preços e produção das fábricas);
- surgimento da classe operária, chamada por Karl Marx de Proletariado (quem vende sua força de trabalho);
- separação entre capital e trabalho e consequentes conflitos entre