Ético-político
Acadêmica: Rubiane Moura de Souza Curso: Bacharelado em Serviço Social Professor: Valquíria Rocha Semestre: 5º
PROJETO ÉTICO- POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL
Tucano – BA
Fevereiro /2011
Rubiane Moura de Souza
PROJETO ÉTICO- POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL
Este trabalho foi solicitado pela tutora Valquíria Rocha que tem como professor mediador...., no 5º.semestre como pré-requisitos para conclusão do curso de bacharelado em Serviço Social na Universidade da Associação Educacional Leonardo Da Vinci. Orientadora:
Tucano – BA
Fevereiro /2011
PROJETO ÉTICO- POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL
Esta história de compromisso e luta com a classe trabalhadora começou a se manifesta nos anos 1960/70, onde uma parcela minoritária da categoria fez a opção pela participação política e cívica, ampliando sua consciência social de forma a aderir à luta da classe trabalhadora por outra forma de sociabilidade. No início esses movimentos buscavam romper com o tradicionalismo na profissão iniciando uma trajetória histórica que culminaria com o projeto ético-político profissional do serviço social.
A busca dos profissionais do serviço social por referências teórico-metodológicas que sustentassem a nova proposta de profissão e formação que aparece no Código de Ética de 1986 e no Currículo Mínimo de 1982 determinou um amadurecimento intelectual que se objetivava através da superação dos equívocos do marxismo vulgar, evidenciados nas leituras mecanicistas que marcaram a negação inicial da prática tradicionalista. Isto se realiza nos anos de 1980, momento necessário para o ‘salto qualitativo’ do serviço social nos anos de 1990. Nesse sentido, após muitos encontros, debates, oficinas, foram aprovadas as novas Diretrizes Curriculares para os cursos de serviço social no Brasil, em 1996. Vale ressaltar que esse avanço também