projeto etico politico
- O QUE É O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL?
É o nosso projeto profissional que foi construído no contexto histórico de transição das décadas 70 e 80, num processo de redemocratização da sociedade brasileira, recusando o conservadorismo profissional presente no Serviço Social brasileiro. Constata-se o seu amadurecimento na década de 90, período de profundas transformações na sociedade que afetam a produção, a economia, a política, o Estado, a cultura, o trabalho, marcadas pelo modelo de acumulação flexível (Harvey) e pelo neoliberalismo.
- ESTRUTURA BÁSICA DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO:
Núcleo: reconhecimento da liberdade como valor central
*Compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais
*Vincula-se a um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social
Dimensão política: se posiciona em favor da equidade e da justiça social, na perspectiva da universalização; a ampliação e consolidação da cidadania. Este projeto se reclama radicalmente democrático – socialização da participação política e socialização da riqueza socialmente produzida.
Do ponto de vista profissional: o projeto implica o compromisso com a competência, cuja base é o aprimoramento profissional – preocupação com a (auto) formação permanente e uma constante postura investigativa.
Usuários: o projeto prioriza uma nova relação sistemática com os usuários dos serviços oferecidos – compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população, a publicitação dos recursos institucionais e sobretudo, abrir as decisões institucionais à participação dos usuários.
-COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: conhecer o significado ético da profissão na história do Serviço Social brasileiro; oferecer subsídios para a reflexão a respeito do que vem a ser um bom profissional de Serviço Social.
-O QUE É ÉTICA?
Conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou