Ética
1.1.1 Responsabilidade Social
É um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para um ambiente mais limpo e uma sociedade mais justa. Com base nesse pensamento, a gestão de uma empresa não pode e/ou não deve ser orientado apenas para a execução de interesses próprios, mas também, para o de outros grupos, como trabalhadores, comunidades locais, fornecedores, clientes e a sociedade como um todo.
Um ponto forte dentro do grupo O Boticário é a sustentabilidade. Um assunto que vem sendo focalizado dentro da fundação, pois o grupo O Boticário busca um equilíbrio econômico-financeiro com respeito ao meio ambiente. Iniciativa que fez do grupo vencedor do prêmio Ética nos negócios, com o case Modelo de Gestão de Sustentabilidade. O case tem ênfase na Matriz de Sustentabilidade, ferramenta que faz a junção entre a organização e os compromissos assumidos com o mercado e sociedade e aos objetivos estratégicos do negócio. A prática e o conceito de sustentabilidade fazem parte do modelo de gestão e do mapa estratégico do grupo.
Há também a Fundação Grupo Boticário, criada em 1990. A fundação é uma organização sem fins lucrativos, com a missão de executar e promover ações de conservação da natureza. Desde então, a Fundação Grupo Boticário tem realizado um papel de grande importância na proteção ás mais belas paisagens do país e ás suas espécies nativas de forma nacional. As ações do grupo também incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras organizações, sensibilização da sociedade para a causa conservacionista, e também, através de suas reservas naturais a fundação protege importantes remanescentes de dois dos biomas mais ameaçados do Brasil: Mata Atlântica e Cerrado.
1.1.2 Políticas e Compromissos
O Grupo Boticário demonstra seu comprometimento com a sustentabilidade com base em uma série de ações e iniciativas. Dentre elas:
Global Compact
O Grupo Boticário participa do Pacto