ÉTICA
LUCIANA CORREIA R. DA SILVA
Redenção – PA
2014
Trabalho apresentado á disciplina de Ética, disciplina ministrada pela Professora Gorete , ao 4º período “A”, turma de Direito pela Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida (FESAR).
Redenção – PA
2014
Análise ética do Filme A Firma de 1993. (Diretor Sydney Pollack,baseado no livro Homônimo de John Grisham)
A trama representada no filme trata-se da história de um jovem advogado formado em Harvard, que logo é procurado por muitas empresas, mas uma proposta em particular feita por um grupo de advogados que se intitula A Firma, o faz aceitar o convite e se juntar a esse grupo.
No exercício da prática do direito são muitos os princípios éticos que devem ser seguidos pelo profissional, essa questão foi visivelmente ilustrada no decorrer do filme, pois mesmo o protagonista MitchMcDeere (Tom Cruise), sendo um profissional honesto, ao entrar para o grupo de apoio jurídico denominado A firma, se deparou com um grupo corrupto e envolvido em diversos esquemas ilícitos.
Em determinada parte da história Mitch, recebe uma proposta do FBI, que o propõe que ele ajude na obtenção de provas contra a empresa em troca de proteção policial, é nessa hora que ele se vê entãonum conflito ético-ideológico, no qual precisa optar entreo seu direito e dever de guardar o sigilo profissional, e o seu anseio por justiça, permitindo a punição daqueles que transgridem a lei.
Observa-se que nesta parte da trama o principio da correção profissional, que diz respeito ao profissional correto que é aquele que atua com transparência, no relacionamento com os protagonistas da cena jurídica ou da prestação jurisdicional. Age no interesse do trabalho e da justiça, não se descuidando do interesse imediato das pessoas às quais serve. Além de que no Brasil, o sigilo profissional do advogado é garantido pela