antropologia
A primeira crítica de Franz Boas aos pressupostos da antropologia evolucionista reside no fato de que amentalidade humana não é algo uniforme e obedece a um conjunto determinado de leis, nem os caminhos para o desenvolvimento das sociedades.
Como a mente humana é complexa e variada, também o são asinstituições, invenções e descobertas criadas a partir dela. Franz Boas não aceita a teoria de que os mesmos acontecimentos ocorram da mesma maneira e a partir da mesma causa, em todo lugar, afirmando que háinúmeras maneiras para que esses acontecimentos possam ocorrer. Para Franz Boas, não se pode comparar sociedades completamente diferentes, que surgiram de formas diversas e supor que suasinvenções se dão a partir da mesma causa. Antes disso, é preciso verificar se tais fenômenos não teriam se desenvolvido de maneira independente ou se teriam sido transmitidos entre as sociedades....
Para Franz Boas, as culturas eram apenas diferentes. Não existia cultura superior ou inferior..
Nos Países existe fortes misturas de povos culturais totalmente distintos: raça, linguá e diferentes regiões.
F. Boas, comparou a vida social de diferentes povos e ambientes. minimizou a importância de raça como comportamento humano. para ele só havia sentido se houvesse multilinearidade (cada cultura se desenvolve de forma diferente).
No evolucionismo, todas as culturas passaram ou passarão por etapas evolutivas. A mentalidade humana não é algo uniforme e que obedece a um conjunto de leis nem para caminhos de desenvolvimento da sociedade.
São fundamentais os aspectos para entendermos nossa própria cultura e nosso próprio estilo de vida, essa concepção de historia.