ética
Atitudes de generosidade e cooperação no trabalho em equipe, mesmo quando a atividade é exercida solitariamente em uma sala, ela faz parte de um conjunto maior de atividades que dependem do bom desempenho desta.
Uma postura pró-ativa, ou seja, não ficar restrito apenas às tarefas que lhe foram dadas e não permitir que uma tarefa seja mal feita, contribuem para o engrandecimento do trabalho. Para isso, toda profissão sugere que seja exercida em função de seus semelhantes, recebendo em troca a dignidade e, conseqüentemente, permite o enriquecimento material.
Quando a tarefa de um funcionário, por exemplo, é varrer ruas, ele pode se limitar em varrer ruas e juntar o lixo, mas ele pode também tirar o lixo que está prestes a cair na rua, podendo futuramente entupir uma saída de escoamento e causando uma acumulação de água quando chover. Alguém pode atender num setor de informações respondendo estritamente o que lhe foi perguntado, de forma fria, e estará cumprindo seu dever, mas, tendo boa vontade com expressão de alegria, a maioria das pessoas atendidas também serão assim, e o dia de trabalho, com certeza, será melhor.
O trabalho constitui uma função social na medida que realiza quem o faz e atende satisfatoriamente o destinatário dos serviços. A natureza da atividade profissional está vinculada à necessidade social. Os profissionais prestam serviços em função da demanda. Por isso, surgem cada vez mais profissões especializadas, com relevante utilidade e bem-estar social.
O desenvolvimento pessoal, familiar e institucional mobilizam o progresso da sociedade e do país. A imensa responsabilidade do profissional de servir essencialmente para o crescimento social resulta em qualidade de vida maior para toda coletividade. Cada profissional representa uma