ÉTICA
Compreender o caráter histórico-social da moral e o caráter pessoal, se posicionando filosoficamente, com argumentos convincentes.Estabelecer relações da moral com a ética, compreendendo os conceitos à luz da filosofia.Refletir, com base no texto "O novo manifesto", de Lima Barreto, do início do século XX, sobre a realidade do mundo político de hoje.
Duração das atividades: 4 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
PRÁTICA SOCIAL INICIAL
Sugerimos que o Professor, antes de iniciar as atividades propostas, nesta aula, faça um diagnóstico com sua turma, o que segundo o Professor João Luiz Gasparin – UEM chama de Prática Social Inicial do Conteúdo. Proponha o estudo deste tema e levante junto aos estudantes as suas vivências do conteúdo, isto é, anote o que já sabem sobre o tema a ser trabalhado e o que gostariam de saber sobre o assunto em pauta. Teremos uma visão geral dos conhecimentos empíricos da turma, seus desejos e curiosidades, possíveis erros conceituais que deverão ser trabalhados no decorrer das atividades.
Estratégias e recursos da aula
Segundo o Professor João Luiz Gasparin – UEM a problematização é um desafio, ou seja, é a criação de uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento. É importante o professor apresentar alguns desafios para motivá-los a refletirem sobre o tema. Neste momento não há necessidade de responder as questões, mas de apresentá-las. As mesmas serão discutidas no contexto da aula.
PROBLEMATIZAÇÃO
Sugerimos os seguintes questionamentos:
1. Que tipo de valores você percebe no mundo que o cerca?
2. Você concorda com eles?O que é caráter histórico-social da moral e o caráter pessoal?
3. O que é moral?
4. Quais as relações entre a filosofia, a moral e a ética?
5. Como situa o mundo político na atualidade em relação aos conceitos de moral e ética?
Além destes pontos os estudantes vão levantar outros