Ética
Diciplina: SOCIOLOGIA
Professora: ROSANE DEOCLESIA ALÉSSIO DALTOÉ
Acadêmica: ANA PAULA MACHADO GARCIA Curso: DIREITO
Resenha a partir do texto - ÉTICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL - UMA REFLEXÃO
Ética na teoria parte da moralidade do ser, ou seja, uma carga familiar, um conceito que a família, os costumes e a convivência social deve nos ensinar. É o estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado. A responsabilidade da formação do homem não cabe puramente ao Estado, é necessário que haja uma boa estrutura familiar para que se desenvolvam os principios morais e éticos de primeiro contato.
Porém existe um grande abismo entre a ética familiar e a social, enquanto em casa aprendemos certos valores, na sociedade outros foram perdidos diante a evolução tecnológica do mundo. O deficit entre a sociedade e a ética é imenso, como diz o texto "o mundo está moralmente depravado", com o capitalismo perdeu-se grande parte da ética social, com tantas mudanças no estilo de vida, dos valores que hoje são cultuados na sociedade, com a preocupação em "ter" e não relativamente em"ser" das pessoas, fez com que o buraco entre família e sociedade ficasse cada vez maior.
Em relação ao mundo moderno temos suas raízes fundadas na razão de que é um tempo de mudança, de crise, de morrer ao tradicional, de abandonar o velho e abraçar o novo, estabelecer novas formas de vida e valores. Sua norma de conduta é a vigência social, as vantagens que leva, o que está na moda. Tudo é ligeiro, sem riscos, só se faz algo na garantia de se receber algo em troca.
Cada vez está se trabalhando mais e mais, quanto ao viver bem está se resumindo ao fato do consumismo, o contato familiar diminui em virtude de cada vez os pais trabalharem demais, e os filhos estarem sempre na escola. Seus filhos então em contato com a rua e a escola mais do que com a