ética
A importância do conhecimento e da Oficina de Liderança para se implantar um modelo de gestão da ética em empresa de qualquer porte!
Segundo Francisco Gomes de Mato,existem dois fatores que amortecem e empobrecem a consciência ética: o conhecimento totalitário:que se traduz por “eu sei o que é melhor pra você” cria indivíduos sem consciência critica . e a tecnologia sem alma: produto da mídia que se traduz por “é disso que você precisa” para acabar com o conhecimento totalitário é preciso quebrar as limitações do pensamento, estimular a avaliação critica e a reelaboração do conhecimento, é preciso também contrariar a mídia que oferece comodidade ao não pensar e ao consumir passivo.
O conhecimento esta em permanente movimento por isso precisa ser ampliado renovado, o fluxo renovador do conhecimento é o saber pensar.
A leitura é um dos principais instrumentos do saber pensar, Uma boa leitura é a que leva ao conhecimento pela reelaboração(aplicabilidade). Implica em estabelecer como a informação bate com a experiência conhecimento e se traduz em acréscimo de valor(reelaboração).
Não há plena conscientização do fato, mas a maioria dos fracassos prende-se ao não pensar, e a falta de Visão Estratégica e Consciência Ética.
Como em geral as pessoas não foram treinadas para “pensar em equipe estrategicamente” o objetivo das oficinas de liderança é desenvolver as competências essenciais do líder nos participantes,novas organizações surgem com o perfil do gerente do terceiro milênio: um líder ético e competente, além de negociador, formador de equipe, motivador e estrategista, e quanto mais pessoas tiverem conhecimento sobre gestão e liderança mais chances as empresas terão de serem governadas por pessoas mais bem preparadas, por fim, desenvolver a visão estratégica, embasada em valores éticos, por meio de novos modelos, novas estratégicas, nova liderança, para uma nova realidade de empresa, é exigência para sobreviver em um mundo competitivo e