Ética
Hoje a questão responsabilidade social tem sido tema recorrente no mundo dos negócios. A preocupação das empresas em compreender o conceito e incorporá-los à sua realidade só vem aumentando.
Várias empresas estão se mobilizando e estruturando projetos voltados para uma gestão socialmente responsável, e com alto investimento em questões éticas e transparentes.
Porem essas iniciativas mesmo apresentando resultados positivos, na maioria das vezes representam ações pontuais e desconectadas da missão, visão, planejamento estratégico, e consequentemente, não expressam um compromisso efetivo com o desenvolvimento sustentável.
A definição comumente aceita é criada em 1987, na comissão Bruntland, fala que o desenvolvimento sustentável é aquele que “satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades. “
O QUE É RESPONSABILIDADE SOCIAL?
Responsabilidade Social na empresas significa ter uma visão empreendedora mais preocupada com o entorno social em que a empresa esta inserida, ou seja, sem deixar de se preocupar com a necessidade de gerar lucro, mas sem colocar-se como um fim em si mesmo, mas como um meio de se atingir um desenvolvimento sustentável e com qualidade de vida.
O primeiro passo para qualquer ação de responsabilidade social nas empresas, em que haver a conscientização dos empreendedores, e principalmente dos sócios majoritários, porque hoje o consumidor valoriza a diferença entre empresas que são socialmente responsáveis e outras que não têm essa preocupação.
O QUE É MARKETING SOCIAL?
É a gestão estratégica de processos de inovação social a partir da adoção de comportamentos, atitudes e praticas individuais e coletivas, orientadas por atitudes éticas.
O termo é usado para descrever o uso de princípios e técnicas orientadas, a fim de promover aceitação de uma ideia ou causa. O principal objetivo é transformar o jeito de percepção de uma questão