ética
Um tema que vem ganhando bastante espaço na sociedade, sendo abordado e aplicado em diversas áreas é o da inclusão social.
Escolas, instituições e empresas buscam estratégias que melhore as condições de vida, igualdade de oportunidades e construções de valores éticos sociais á toda a população e não apenas aos mais aptos.
Inclusão Social
A Inclusão Social através do seu conjunto de meios e ações tem o papel de combater a exclusão em nossa sociedade, oferecendo oportunidade de acesso, bens e serviços á todas as pessoas consideradas excluídas.
Os inclusivistas (pessoas adeptas e defensoras do processo de inclusão social) trabalham para levar conhecimento e informação a sociedade, com o objetivo de mudar estruturar os aspectos comuns, como educação, trabalho, saúde, transporte, lazer etc, tornando todo lugar viável para convivência entre pessoas de todos os tipos.
Quando falamos de inclusão de pessoas na sociedade, lembramos exatamente do contrário, que é a exclusão de pessoas na sociedade.
Uma pessoa é considerada socialmente excluída quando está impedida de participar plenamente na vida econômica, social e civil, os motivos são diversos, mas abaixo indicamos os fatores que mais condicionam á essa exclusão:
- Deficiências ( surdo / mudo / cego / cadeirante )
- doenças mentais (síndrome de down , autismo)
- nível educacional
- posição social / condição financeira
- idosos
- raça / etnia*
- origem geográfica
- Religião
- características físicas consideradas fora do padrão
- Mobilidade reduzida / Reabilitação
- sem acesso a tecnologia digital
- Dificuldade de comunicação (gagueira) / timidez
Para o mundo, esses homens, mulheres e crianças eram, de modo geral, imperceptíveis em sua sociedade.
Um exemplo, é que apenas em 1981, é que a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou o Ano Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiências (AIPPD), época que se passou a perceber que essas pessoas também eram merecedoras dos mesmos