Ética
Sentimos indignação diante de tamanha injustiça, especialmente quando vemos o desperdício dos que não tem fome e vivem na abundancia. Movidos pela solidariedade,participamos de campanha contra fome.
Às vezes levados por impulsos incontroláveis fazemos algumas coisas de que depois, sentimos vergonha, e gostaríamos de voltar atrás no tempo e agir de modo diferente.
Em muitas ocasiões, ficamos contentes e emocionamos diante de uma pessoa cujas palavras e ações manifestam honestidade, temos admiração por ela e desejamos imitá-la.
Raras vezes somos tomados pelo horror diante da violência, com freqüência ficamos indignados ao saber que um inocente foi injustamente acusado e condenado enquanto o verdadeiro culpado permanece em pune. Sentimos cólera diante do cinismo dos mentirosos que para conseguir o que querem usam a boa fé dos outros.
Vivemos certas situações ou sabemos que foi vivida por outros, exemplo, uma pessoa em estado terminal vivendo através de aparelhos, não seria preferível deixá-la morrer?
Uma jovem descobre que está grávida e emocionalmente ela e o parceiro sabem que estão despreparados para com tal responsabilidade, ao mesmo tempo deseja ter a criança, mas teme dar-lhe uma vida de miséria e ser injusta para quem não pediu pra nascer, pode fazer um aborto?
Um pai de família desempregado com filhos pequenos e uma esposa doente recebem uma oferta de emprego que exige que seja desonesto para beneficiar seu patrão e sabe que o trabalho permitira sustentar seus filhos e o tratamento da esposa. Pode aceitar o emprego?Ou deve recusar e ver seus filhos com fome e a mulher morrer?
Um rapaz namora há tempos uma moça e conhece outra e apaixona-se perdidamente. Pode ter dois amores simultâneos,ou estará traindo ambos e a si mesmo?Deve magoar uma delas e a si mesmo?O amor exige uma pessoa amada ou pode ser múltiplo?
Uma mulher vê um roubo, uma criança maltrapilha e esfomeada roubar frutas e pães pra comer e