wundt psicologia estrutural
• Para Wundt e para os seus seguidores (nomeadamente Edward Tichener, 1867-1927), as operações mentais não eram mais do que a organização de sensações elementares, procurando relacioná-las com a estrutura do sistema nervoso.
• Wundt, no seu laboratório, em Leipzig, vai procurar conhecer a forma como se relacionam e associam os elementos da consciência (Concepção Associacionista dos comportamentos).
• Utiliza, como método, a introspecção (observação interna) mas de um modo controlado: ( os observadores treinados deveriam, no laboratório, descrever as suas próprias experiências, resultantes de uma situação experimental definida. Os dados eram depois relacionados e interpretados por uma equipa de psicólogos)
1-) No que constitui a Escola Estrutural do campo da Psicologia e o que caracterizou seu método? A Escola Estrutural tinha como objeto de estudo a experiência imediata (a que acontece antes da reflexão), através das sensações, percepções, sentimentos e emoções, sendo estudado tanto o estímulo e a transmissão neural quanto os fenômenos mentais. Para tanto, o psicólogo deveria utilizar os métodos da experimentação e introspecção (auto-observação). Seu método era caracterizado como experimental (introspecção, análise e experimentação). O problema a ser estudado: analisar os processos conscientes em seus elementos básicos e descobrir como esses elementos estão interligados e determinar suas leis de conexão
. 2-) Quais as contribuições de Wundt e Titchenes no campo da escola estrutural? Wundt, foi primeiro homem a ser designado como psicólogo, pesquisou, traduziu e escreveu diversas obras, e através de seu grandioso trabalho,e tornou-se respeitado e procurado no meio acadêmico. Foi o criador do primeiro Instituto de Psicologia Experimental do mundo, era médico fisiologista. Suas contribuições criaram o alicerce da nova psicologia. Já Titchener, aluno de Wundt, transportou essa