ética
QUESTÕES
Resumo dos fatos:
Os fatos são: os pais de Alexandre separados, por isso ele sempre foi criado pela mãe. Seu pai contribuía financeiramente com a sua educação, mas o afeto era regular até os seis anos de idade. Após isso, o pai de Alexandre teve uma filha em outro relacionamento conjugal , e então parou completamente com todos os contatos com seu filho, desse modo se passaram quinze anos e as tentativas de aproximação de Alexandre foram todas em vão. Mesmo em datas importantes ele não teve a companhia do pai.
Alexandre mesmo depois de adulto não superou essa ausência e abandono, por isso abriu uma ação judiciária, pedindo indenização ao pai por dano moral pelo abandono afetivo. Argumentou que seus danos psicológicos, e sofrimento por causa do afastamento do pai deveriam ser compensados, mesmo que financeiramente.
Fundamentação jurídica:
O abandono afetivo vem sendo discutido atualmente por ser um assunto complexo, dessa forma, há diversas correntes teóricas sobre o assunto. A parte majoritária dos doutrinadores do direito de família compreende que abandono afetivo é dano indenizável. Ou seja,
O que é ética?
A ética é imposta? Por quê?
Diferencie ética de moral?
1) Como podemos ligar corrupção e criminalidade à importância da formação da consciência moral dos membros de uma sociedade?
2) É reconhecida em nosso meio a grande dificuldade dos indivíduos cumprirem regras éticas. Qual poderia ser uma solução?
3) Atualmente, podemos dizer que existe uma “ética global”
4) O que significa dizer que certas regras estão codificadas?
5) como destaque no caráter obrigatório do dever-ser, a teoria que diz que o dever decorre da existência de uma sanção?
6) Sabemos que a educação e o ambiente social nos primeiros anos de vida de um indivíduo são fatores de grande relevância para a formação da consciência moral.
Como a psicologia forense descreve o tipo de educação que podem ter tido