Ética
A ética existe desde o início da vida em sociedade e a ética empresarial começou a ganhar maior relevância na segunda metade do século XX. Inicialmente, na sociedade primitiva a ética era limitada, hoje a ética nas empresas é agir de acordo com os princípios morais e as regras do bem pela coletividade. O agir com ética dentro das organizações passou a ser a chave do negócio, garantia de lucro e respeito entre os colaboradores e, acima de tudo, credibilidade perante seus clientes. Segundo Moreira (2002, p.31), “Os procedimentos éticos facilitam e solidificam os laços de parceria empresarial, quer com clientes, quer com fornecedores, quer, ainda, com sócios efetivos ou potenciais”.
Por sua vez, a ética ainda é indispensável ao profissional, porque na ação humana “o fazer” e “o agir” estão interligados. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem sua profissão. O agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão. Assim temos o advir da ética relacionada à determinada profissão em seus respectivos códigos de ética, onde o homem se assume como epicentro na toma de decisões, se reconhecendo como objeto de um sujeito.
Assim sendo, fica comprovado que a ética é o conjunto de normas morais pelo qual o profissional deve orientar seu comportamento na profissão que exerce e é de fundamental importância em todas as profissões e para todo ser humano, para que possamos viver relativamente bem em sociedade. E a ética empresarial entendida como um valor da organização que assegura sua sobrevivência, sua reputação e seus bons resultados.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
MOREIRA, Joaquim Manhães – A ética empresarial no Brasil – São Paulo - Editora
Pioneira Thomson Leatning,