Ética
A base da ética é a que legitima o valor da vida, mas de onde advém esses pensamentos? Como traçamos paralelos entre a ética a justiça e a vida em sociedade? Como tudo hoje se encaixa tão perfeitamente?
Hoje nos parece muito fácil fazer essa associação mas para que tenhamos essa Ética tão bem assimilada como temos hoje, foi necessário o trabalho e o estudo de grandes pensadores e são esses estudiosos que trago aqui nesse pequeno e sucinto resumo.
As doutrinas éticas fundamentais nascem e se desenvolvem em diferentes épocas e sociedades como respostas aos problemas básicos apresentados pelas relações entre os homens e em particular pelo seu comportamento moral efetivo. Por isto, existe uma estreita vinculação entre os conceitos morais e a realidade humana, social, sujeita historicamente à mudança.
Tentarei de forma breve passar como a Ética foi tratada ao longo da historia, quais são as suas principais ideias e o porque de sua importância para a sociedade.
Trago aqui exposto os ideais de Ética de 6 renomados pensadores. Passando pela Ética medieval de Santo Tomas de Aquino até os pensamentos mais recentes como os de Emmanuel Lévinas.
Jurgen Habermas
Em outras palavras, a ética discursiva mantém sua atenção direcionada para a discussão do que é direito, correto ou justo, e situa-se na tradição das teorias do “dever moral”,- mais na linha das teorias contratualistas de Rousseau à Rawls -, em oposição às teorias que privilegiam os aspectos valorativos da vida boa (ou do viver bem), na tradição que vem de Aristóteles, passa por São Tomás de Aquino, e chega aos “comunitaristas” na nossa contemporaneidade.
Habermas rejeita a orientação tradicionalista e restringe sua ética à questão da justiça, porque nas condições modernas de vida nenhuma das tradições que competem entre si pode prima facie pretender possuir uma validade geral. Tão pouco nas questões praticamente relevantes se pode, portanto, basear as razões que podem resultar