ética
Conceituação
Segundo Joaquim Magalhães Moreira (Ética Empresarial no Brasil. São Paulo: Pioneira, 1999, p. 28), a Ética Empresarial ou Ética nas Organizações pode ser conceituado como o comportamento da empresa – entidade lucrativa – quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela sociedade (regras éticas).
Já vai longe o tempo em que as empresas resumiam suas ações à busca do lucro. Atualmente, para que tenha viabilidade, uma empresa deve primar pela chamada Ética Empresarial, professando condutas que ultrapassam as barreiras do mero interesse interno. Assim, as empresas devem primar pelo relacionamento saudável entre seus colaboradores; respeitar os direitos dos clientes; agir de forma honesta e proba em relação ao Estado; observar a responsabilidade social e ambiental. É todo este conjunto de boas práticas que vão formatar o conceito de Ética Empresarial. Formação Ética nas Empresas
Para que uma empresa observe os procedimentos éticos em suas atividades, não basta a mera existência de recomendações a este respeito. Tampouco é suficiente a criação de um Código de Ética. A formação ética em uma empresa reveste-se de complexidade e deve ser buscada em todos os momentos.
A máxima de que o exemplo vem de cima é o ponto de partida para a formação ética nas empresas. Não é possível exigir dos colaboradores que observem a ética e os bons procedimentos se a cúpula da empresa faz exatamente ao contrário. Uma empresa cuja cúpula não respeita os consumidores praticamente gera uma linha mestra de atuar de seus colaboradores, neste mesmo sentido. Assim, pouco importa se no papel a empresa se apresenta como gerenciadora de boas práticas, se na realidade despreza tais valores.
Outro ponto importante é a contínua orientação e treinamento dos colaboradores, que devem ser treinados para observarem as boas práticas, em todos os sentidos, quer seja no relacionamento interno, quer seja