ética
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: ÉTICA E FILOSOFIA
Antônio Carlos Ribeiro Gomes RA 8046767346
Neuma Maria RA: 011010150
Paulo Vinicius Gonçalves RA: 4997014893
Philippe Oliveira RA: 4997026789
Wladimir Alves RA: 8047757964
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
A Advocacia e a Ética
O uso da Ética profissional do advogado na relação com o cliente.
Trabalho de graduação apresentado à disciplina de Ética e Filosofia do curso de Direito da Faculdade Anhanguera Educacional, como requisito parcial para satisfazer os requisitos da disciplina.
Professora Orientadora: Regina Oliveira
Belo Horizonte, 04 de Novembro de 2013.
Introdução
A Ética do Advogado
É certa a complexidade do direito conforme tratado por Miguel Reale, assim sendo toda atividade ligada ao tema traz em si um pouco dessa complexidade. As atividades relacionadas à área jurídica são dotadas de certa exigência, impossibilitando muitas vezes separar o cidadão do profissional. Quando se exerce a advocacia é em tempo integral, as ações pessoais refletem no profissional e vice-versa. Sobre o advogado recai a cobrança de três tipos de ética: A Ética como ciência que é quando a sociedade em geral espera que ele aja com moral nas questões pessoais; a Ética Jurídica que é quando lhe são atribuídos e exigidos deveres dentro da esfera jurídica e a Ética Profissional que é a sua conduta em relação aos clientes e todas as pessoas com quem tratar. O presente trabalho tem o intuito de discorrer sobre a advocacia e a Ética Profissional.
Ética¹: Ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, cujo objeto é a moralidade positiva, ou seja, conjunto de regras de comportamento e formas de vida através da qual tende o homem a realizar o valor do bem. (NALINI, 2008)
Ética Jurídica²: Conjunto de princípios e normas jurídicas que atribuem direitos e impõem deveres aos que militam na esfera jurídica, especialmente os advogados, juízes, promotores de