ética
Errar é humano? Se realmente acreditamos nesta frase então porque é tão difícil admitir um erro? Eu confesso! DETESTO ERRAR! Isso acontece, pois estamos em uma sociedade que caminha para a perfeição e que conseqüentemente é intolerante a erros.
Todos temos direito de errar, mas temos dever de assumir os nossos erros.
• Desde quando começamos a viver, erramos. Erramos quando tentamos dar os primeiros passos. Erramos quando tentamos andar de bicicleta pela primeira vez. Erramos também quando aceitamos nosso primeiro emprego. Enfim, simplesmente erramos. Nós erramos e as outras pessoas ao nosso redor erram também. Talvez não tenham cometido os mesmos erros, mas cometeram algum outro deslize. Somos seres humanos em evolução. Miramos no futuro para atingir a nossa meta de felicidade, seja o que for que designemos como “nossa felicidade”. Erramos, não de propósito, mas por acidente. Ou na melhor alusão ao seriado Chaves, erramos “sem querer querendo”. Temos o direito de errar, certamente, porque errar é inerente do ser humano, enquanto da mesma forma, temos o dever de assumir a total responsabilidade pelos erros que cometemos. Ter essa visão bem clara na mente pode acabar com muitos conflitos que vivemos, seja conosco ou com as outras pessoas. Vamos tentar entender o porque.
SE EU ERRO, ELE ERRA
É muito comum exigirmos das outras pessoas que elas ajam corretamente. Praticamente não aceitamos falhas de quem quer que seja. Seja dos nossos pais, filhos, companheiros, companheiras e também amigos. Simplesmente não aceitamos suas falhas. Por uma razão, pura e simplesmente, de não agirmos totalmente na linha, exigimos dos outros este compromisso, nos esquecendo que assim como nós, nossos companheiros de caminhada, também seres humanos, têm o direito de errar.Isso não significa que eles não devam ser responsabilizados pelos seus erros. Não é