Ética
A ética ilumina a consciência humana, sustenta e dirige as ações do homem, norteando a conduta individual e social. É um produto histórico-cultural e, como tal, define o que é virtude, o que é bom ou mal, certo ou errado, permitido ou proibido, para cada cultura e sociedade. Dessa maneira, a ética é universal, enquanto estabelece um código de condutas morais válidos para todos os membros de uma determinada sociedade e, ao mesmo tempo, tal código é relativo ao contexto sócio-político-econômico e cultural onde vivem os sujeitos éticos e onde realizam suas ações morais.
A conduta do ser humano é uma resposta a um estímulo mental, ou seja, é uma ação que se segue ao comando do cérebro e que, manifesta-se variável, também pode ser observada e avaliada. Como tais respostas aos estímulos não são sempre as mesmas, variando sob diversas circunstâncias e condições, não se deve confundir tal fenômeno com um simples comportamento. O comportamento também é uma resposta ao estímulo cerebral, mas é constante, ou seja, ocorre sempre da mesma forma, e, nisso, diferencia-se da conduta, pois esta sujeita-se à variabilidade de efeitos.
A ética geral é a doutrina de como deve-se viver para obter-se uma vida harmônica e feliz em sociedade, como já dito anteriormente, não se pode ter um padrão do que é certo e errado, bom ou ruim, mas pode-se buscar uma harmonia entre os dois termos pra que se viva em harmonia, pra que se tenha uma boa convivência com a