Ética
• Comportamento olho por olho, dente por dente?
Primeiramente, sabendo-se que essa expressão refere-se, aonde, por exemplo, um ofendido sente-se no direito de causar a quem o ofende um dano igual ao recebido. Ou seja, temos que ter consciência que estamos sujeitos a lidar com todos os tipos de pessoas no nosso dia-a-dia e temos então que ter paciência e bastante auto domínio para nos controlar e evitar um dano maior.
• O que fazer ao descobrir que o colega de trabalho está desviando material da empresa?
Para que seja ético no trabalho é preciso antes de tudo ser honesto em qualquer situação. Quando sabemos que está havendo algum tipo de desonestidade da parte de funcionários com a empresa. Precisamos nos certificar primeiramente e termos certeza e prova do que está sendo duvidado. E a próxima decisão a tomar, é conversar com uma pessoa de carga superior na empresa, e comunica-lo sobre o assunto, para que de forma alguma a empresa tenha prejuízo.
• Pessoas que usam o tempo do expediente para vender Avon, Natura, produtos artesanais e etc, aos colegas.
Nós sabemos que no momento que estamos no expediente na empresa, é o momento que temos nos dedicar a trabalhos somente que envolvam a empresa. Então cabe a cada um ter noção das coisas que fazem e perceber que não foi aquilo que ela se comprometeu a fazer quando entrou na empresa.
• Você senta no lugar reservado para idosos, deficientes físicos e gestantes?
Esse é mais uma das questões que deve vir da consciência de cada um. Qualquer um está sujeito a se tornar um deficiente físico e até mesmo ficar idoso. Temos que nos pôr nessa situação e pensar se fosse conosco, se gostaríamos que outros tomassem o nosso lugar. Ou seja, se aquele lugar é reservado para esses tipos de pessoas, então, elas que devem ocupar o acento.
• Se descobrisse que um colega está querendo te prejudicar o que faria?