Ética
Profa. Dra. Maria Beatriz Gameiro
UNISEB Centro Universitário
10/8/2012
Módulo 1.1 Unidade 3
Funções Sociais da Linguagem e Variação Linguística
UNISEB Centro Universitário
Na Aula de Hoje
• Funções sociais da Linguagem • Variação linguística
3
Funções Sociais da Linguagem
1. Função Ideacional Também chamada de função de representação. O emissor representa o mundo por meio da linguagem e contribui para a construção de um sistema ideológico. Cada discurso carregaria valores assimilados na sociedade e aspectos culturais e éticos da vida social.
4
Função Ideacional: Fala Preconceituosa
“A nova secretária é divorciada, mas é uma mulher séria e competente.” (julgamento implícito, que discrimina mulheres divorciadas) “A professora é velha, mas é boa.”
http://vocesa.abril.com.br
5
Função Ideacional
No contexto organizacional, outro exemplo de função ideacional encontra-se nos discursos de motivação, pois “as falas motivacionais vêm imbuídas dos valores das empresas”.
www.jci.org.br
6
Função Ideacional
Os objetivos de tal discurso “aparecem implícitos como uma superestrutura em todas as diretrizes de bom funcionamento e de busca de bons resultados”.
(TEIXEIRA, 2007, p. 25-6)
7
www.jci.org.br
2. Exemplifique, produzindo textos, com situações do dia a dia em uma empresa, a função Ideacional.
5 minutos
8
2 - Função Interpessoal
Nesta função, “o discurso colabora com a construção das identidades (individuais e coletivas) e das relações sociais. Funciona como uma troca. Ao se observar um diálogo entre pessoas de níveis hierárquicos diferentes, há marcas linguísticas que indicam essa relação de subordinação”. www.preditecnica.com 9
Função Interpessoal
Se alguém diz, no contexto da empresa, “Sim, senhor”, “Pois não, doutor” está denotando subordinação hierárquica ou, pelo menos, uma relação respeitosa e formal.
10
www.preditecnica.com
Função