Ética
UM COMPARATIVO ENTRE OS CÓDIGOS DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTADOR E DO ADMINISTRADOR
OBJETIVO:
Os presentes códigos de ética profissional do Contador e administrador visam a propagarem a importância ímpar da conduta ético-profissional, ao facilitar aos profissionais da Contabilidade o pleno conhecimento do teor vigente nos respectivos Códigos de Ética. E tem por objetivo orientar a conduta moral e profissional, fixando a forma pela qual devem ser conduzidos ambos os profissionais regulando suas relações com a classe, órgãos diretivos e fiscalizadores e principalmente com a sociedade. O objetivo desse trabalho é demonstrar de forma clara e resumida as diferenças e semelhanças que mais se destacaram entre o CEPC (Código de Ética do Profissional Contador) e o CEPA (Código de Ética do Profissional Administrador).
VIRTUDES CONSTANTES NO CÓDIGO:
“A Ética está diretamente relacionada com a virtude”
A ética em sua essência tem como base a virtude, resultante do exercício contínuo de bons hábitos e costumes. A virtude ética diz respeito ao caráter e a formação moral da pessoa, tendo que percorrer às vezes, um caminho árduo para conquistá-la. O profissional ao estar inserido, ou melhor, mergulhado dentro desses princípios éticos, toma-se de uma personalidade profissional formada ao longo de sua vida pessoal e profissional. A personalidade que nasce com a pessoa influencia diretamente na formação da personalidade profissional dessa pessoa como profissional seja ele qual for (Administrador, Contador, Médico, Engenheiro, etc.).
ASPECTOS SIMILARES E DIVERGENTES:
O CEPEC contém 6 (seis) capítulos e o CEPA contém 8 (oito) capítulos e alguns até bastantes similares, verificamos abaixo que uma das virtudes constantes em ambos os códigos trata os Deveres e as Obrigações, conforme o quadro abaixo:
|CÓDIGO DE ÉTICA DOS CONTADORES |CÓDIGO DE ÉTICA DOS ADMINISTRADORES |