Ética
O filme relata a história de um homem chamado Dick Harper (Jim Carrey) que à 15 anos dedica-se a mesma empresa, sonhando com uma inesperada promoção.
Depois de muito esperar, seu objetivo é alcançado, Dick foi promovido.O que ele não sabia é que tudo não passava de um plano no qual seu chefe (Alec Baldwin) seria beneficiado e seus funcionários prejudicados, inclusive Dick que foi colocado a frente da empresa (Globodyne) como representante principal, sem saber das fraudes cometidas. Após a falência da empresa o desespero fala mais alto e Dick junto com sua esposa Jane (Téa Leoni), passam a roubar, para recuperar seus bens e sua alto-estima. Porém ,Dick se da conta que o maior culpado pelo seu fracasso se safou, o que lhe deixa transtornado, pensando numa melhor forma para se vingar.
Com muito esforço conclui sua vingança, deixando seu ex-chefe pobre, devolvendo assim todos os benefícios tirados dos funcionários, devido a falência da empresa.
Através desse filme é possível entender que a falta de Ética pode provocar um certo caos dentro da empresa, foi o que aconteceu com a Globodyne, devido a falta de Ética do chefe (Alec Baldwin) a empresa veio a falência, prejudicando a todos, contudo Dick Harper passa a agir da "mesma forma", roubando os outros , mas ele se da conta que está indo contra seus princípios morais, de certa forma ainda que ele tenha devolvido o dinheiro para os funcionários, o método utilizado foi o mesmo, pelo fato de ter fraudado um documento, porém para um bem maior, e para benefício de várias pessoas que foram enganadas assim como ele.
Ficou claro que a Ética é a maior responsável pelo progresso tanto de uma empresa quanto de uma pessoa, e que sem ela não se chega muito