Ética
A ética é um elemento que participa diretamente na formação do caráter de um indivíduo. Sendo formada de maneira eficaz pode contribuir para a constituição de um bom cidadão de maneira nacional e, até mesmo, global. Por conseguinte, nem sempre se vê essa ética formada integralmente, ou seja, há meios externos ,por exemplo , que podem afetar no caráter de um indivíduo, influenciando, alienando, de modo a torná-lo sem o chamado “ufanismo”. Até que ponto mídia, políticos e os próprios cidadãos podem alienar os “seus companheiros”?
A TV é um meio de comunicação utilizado para transmitir informações, como política, economia, esportes, cultura, de maneira geral. Mas nem sempre é utilizada com tais benefícios, ou seja, não são usados de modo responsáveis e éticos para transmitir suas respectivas notícias. Logo, acabam iniciando, às vezes “sadiamente”, a corrupção, alienando os “telespectadores”. Por isso, para acabar com esse mal, em longo prazo, seria necessário investimentos na formação acadêmica dos profissionais para que estes tenham a capacidade de criar sua opinião própria e que tenham bom censo. Já, em médio prazo, uma solução seria a não aceitação para tais áreas, de profissionais sem formação acadêmica devida para atuar no setor.
Outro tipo de alienação à ética do indivíduo ocorre na política. Quando nos deparamos com cenas de corrupção política é clara a ocorrência dos “bordões” como “SÃO TODOS CORRUPTOS”, embora não se comprove tais fatos e atos. Logo, para quebrar com tal selo, é primeiro necessário o conhecimento geral sobre o assunto, no caso a política, para não haver julgamentos precipitados à nossa pátria.
Portanto, para acabar com os males relacionados à ética que resultam na corrupção, é clara a solução em investimentos na educação do país, para que haja cidadãos com maior capacidade de formação de opiniões e maior bom