Ética
Trabalho Interdisciplinar: Normas e Ética
Salvador, 10 de setembro de 2011
Ao estudarmos os termos do direito aplicada á gestão encontramos diversos segmentos e particularidades que sem um aprendizado completo e profundo das clausulas e normas a elas introduzidas teríamos vários conflitos na área trabalhista e jurídica.
Portanto,não se consegue liderar pessoas sem o prévio conhecimento de como conduzilas.
Toda empresa deve traçar uma política de conduta para seus integrantes desde o aprendiz ao presidente,visando a obtenção de um padrão de comportamento de seus colaboradores,pois para conseguir uma atuação ética estipula-se algo como base afim de evitar ao Máximo o desvio do padrão de conduta desejável.
Quando se fala em conduta ética obrigatoriamente temos que pensar em direitos e deveres que nos são concedidos e impostos. A obtenção de conhecimento e o respeito as normas jurídicas a que estamos submetidos é mais uma forma de exercitar tal conduta.
As empresas visam sempre a obtenção de lucros estimados com isso a competitividade e a produtividade estão levando as pessoas aos limites da eficiência e eficácia,descumprindo muitas vezes o que é estabelecido em lei,ou seja,toda forma de poder imposta ao individuo sem o seu consentimento acaba transformando-se numa maneira antiética de agir. Faz-se necessário então a criação de mecanismos que observem e fiscalizem o cumprimento destas normas. É dever do líder implementar comissões de ética visando a observação regular das normas jurídicas.
A partir do momento em que o empregador consegue conciliar os interesses empresarias com o cumprimento dos direitos reservados aos empregados,a relação estaria sendo conduzida de maneira ideal e contribuirá para a redução das divergências contratuais,pois sabemos que pra o sucesso de qualquer contrato deve existir respeito e confiança entre as partes para afim de que nenhuma delas sinta-se prejudicada como é de costume