Ética e sustentabilidade
Leia atentamente os textos a seguir: “Quem é o gestor socialmente responsável?”, “Ética profissional é compromisso social” e “Negócios Sustentáveis”.
1. Pesquise e identifique outro exemplo de empresa que possua uma “Gestão Socialmente Responsável”, evidenciando a relação custo/benefício na incorporação deste “modelo gerencial”, ou seja, indique quais são as ações por elas praticadas que as evidenciam nesta área e benefícios gerados.
Textos
2. Relacione: Responsabilidade Social Empresarial / Ética profissional.
Resposta: ISO 26.000
Segundo Uniethos (2013), responsabilidade social é a: “responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente (1), por meio de um comportamento ético e transparente (2) que:
- contribua para o desenvolvimento sustentável, a saúde e o bem estar da sociedade;
- leve em consideração as expectativas dos stakeholders;
- esteja em conformidade com a legislação aplicável e seja consistente com as normas internacionais de comportamento;
- esteja integrada em toda a organização e seja praticada sem seus relacionamentos.
A definição de responsabilidade e ainda traz mais um importante aspecto: contribuição para o desenvolvimento sustentável. Ou seja, ela coloca a responsabilidade social como uma maneira de se contribuir para o desenvolvimento sustentável. Este é um ponto chave para compreendermos a relação entre responsabilidade social e sustentabilidade.
A definição mais aceita de desenvolvimento sustentável é a do relatório “Nosso Futuro Comum” (ONU, 1987): “desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de suprir suas próprias necessidades”.
E, segundo significados (2013), ética profissional é:
Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.
Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que