Ética e Sociedade
A ética pode ser confundida com lei, embora que, com certa frequência a lei tenha como base princípios éticos. Porém, diferente da lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; mas a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas pela ética.
Para alguns pensadores:“A ética é a parte da filosofia que estuda a moralidade dos atos humanos, enquanto livres e ordenados a seu fim último. De modo natural, a inteligência adverte a bondade ou malícia dos atos livres, haja vista o remorso ou satisfação que se experimenta por ações livremente por que tal ação é boa ou má. A resposta a tais questões conduz a um estudo científico dos atos humanos enquanto bons ou maus.”
A palavra ética possui um significado muito maior que possa-se imaginar, não obstante aos conceitos cientificamente criados, a ética envolve inclusive os pensamentos que não são colocados em prática.
O homem vive constantemente em busca da felicidade e atribui o sucesso à aquisição de bens que lhe dão conforto. Se perguntar “o que é ser feliz?” para uma criança que nunca foi à escola, nunca teve um calçado para proteger seus pés ou indo mais além, que não possui uma família, ter-se-á uma resposta totalmente diferente a que fazer a mesma pergunta à um alto executivo, portanto nota-se que os valores sociais são absolutamente distintos para cada ser.
E isso quer dizer que quando aquela criança cresce e adquire pelo menos uma parte da felicidade que procurava, encontrando alguém na mesma situação que a sua certamente ajudará e o alto executivo, que tem muito mais condições atende aos que lhe solicitam? Se sim, este está agindo corretamente atendendo os princípios éticos de que a sociedade necessita.
A ética é fazer o bem, tudo o que se