Ética e responsabilidade social
Curso: Educação Ambiental Matéria: Ética e Responsabilidade Social
-------------------------------------------------
Cidade Polo: Presidente Bernardes Data: 14/11/2012 Ética e Responsabilidade Social
O que pensamos quando se fala em Ética? Talvez possamos entendê-la como uma disciplina que rege a nossa consciência dizendo como devemos agir frente aos problemas e as diversas situações enfrentadas no nosso dia a dia. Profissionalmente nos dizemos mais éticos quando somos capazes de pautar nossas ações pelos valores que hierarquicamente foram construídos por nós ou pela sociedade a que pertencemos.
Portanto a ética nos remete a um sentido de justiça a qual cumprimos, pregamos e ou acreditamos. Essa justiça é valorada pela nossa conduta na sociedade. Não depende das leis, mas sim da nossa consciência ética. Se agirmos de acordo com as normas que regem o nosso grupo social estamos cumprindo as chamadas normas deontológicas mesmo elas não representando deveres e normas jurídicas.
Entretanto, ética parece se confundir com a moral enquanto que o caráter pode ser trabalhado pelo hábito. Costume (ethos) e caráter (êthos) definem nos como seres éticos.
Heidegger percebe a ética num contexto social: quando tentamos avaliar nossas ações ou de outros de acordo com nossos valores de vida e não por imposições de normas. Aqui, corre-se o risco de cada um defender sua própria maneira de agir pautada em princípios pessoais ou sociais que não estejam em concordância com a coletividade.
Tratamos da ética também quando buscamos nossa realização pessoal sem perder o nosso foco na coletividade e contribuímos assim para a felicidade geral de toda a sociedade. Apesar de a moral ser vista como regras que definem o bem e o mal, a ética pode ser considerada uma reflexão sobre essas regras. A moral como