Prova de teoria política
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DISCENTE: Marina Fernandes de Souza
RA: 4203811
DOCENTE: Prof. Dra. Regina Laisner
DISCIPLINA: Teoria Política
CURSO: Relações Internacionais (2º ano - noturno)
PROVA
Todos os autores, neste módulo (liberalismo), cada um ao seu modo, separam a esfera da política das demais esferas (diferente do que fez o marxismo) propondo que mudanças devem se limitar ao âmbito da política basicamente apostando na igualdade política a partir da liberdade do indivíduo, defendendo tal procedimento como justo. Pensando na realidade atual da sociedade brasileira, como você se posiciona em relação a este olhar, tendo como parâmetro a visão de comparação do marxismo e escolhe ndo um autor em particular deste módulo
(liberalismo) para dialogar.
Na visão marxista o Estado, definido de acordo com o modo de produção, não representa o bem comum e é um instrumento repressivo controlado pelas classes dominantes.
Para os pensadores adeptos a essa visão a situação ideal é a destruição do Estado como
Estado, porém os modos de produção não poderiam concentrar-se no domínio de apenas uma classe. Enquanto isso, para os neoliberais, o Estado deve ser mínimo necessário para garantir a liberdade absoluta dos indivíduos e suas vontades, mantendo instituições e regras a fim de garantir a concorrência e igualdade de oportunidade. Para Hayek o melhor controle dos indivíduos seria através do mercado, pois opera pelo mecanismo de cooperação voluntária, enquanto o Estado, pela coerção. A ideia de justiça depende apenas da igualdade política entre os indivíduos, não sendo, então, a desigualdade econômica uma injustiça.
A primeira corrente, a marxista, veria a situação atual brasileira como injusta, pois os modos de produção estão concentrados em uma minoria populacional, enquanto a maioria é pobre e não tem acesso aos direitos mais básicos, como habitação, saúde e educação.
Já o