Ética e responsabilidade social do departamento de tecnologia da informação/ computacional nas empresas.
INTRODUÇÃO
A preocupação com questões sociais é constante na humanidade. Desde a antiguidade o estudo da conduta vem evoluindo, com diversas teorias e aplicações, a ética é fundamental em todas as áreas.
No ramo empresarial, questões de caráter ético e social, fazem a diferença às organizações e com o avanço dos recursos tecnológicos, se mostra cada vez mais exigente, em relação a estes aspectos.
Neste contexto, o artigo apresenta fundamentos e princípios de ética e de responsabilidade social empresarial com foco no uso adequado dos recursos da tecnologia da informação, favorecendo a sustentabilidade e agregando valor à sociedade.
CONSIDERAÇÕES DE ÉTICA
Ética, “a ciência da conduta”, refere-se ao estudo dos juízos de apreciação da conduta humana. Esta palavra vem do grego ethos que significa “modo de ser” ou “caráter”.
Moral, “o objeto da ética, conduta dirigida ou disciplinada por normas”, referindo-se ao conjunto de regras de conduta ou hábitos julgados válidos, quer de modo absoluto, quer para grupo ou pessoa determinada. (Conforme ABBAGNAMO (1998))
Portanto ética e moral é um conjunto de padrões que os seres humanos adquirem por meio dos seus hábitos. Embora muito próximos, os termos não podem ser unificados.
A princípio, tomamos conhecimento da ética filosófica que, em todo o tempo, buscou estabelecer princípios constantes e universalmente válidos para a boa convivência em sociedade. Em seguida, da ética científica que reconhece o relativismo cultural e o adota como pressuposto, considerando as normas sem julga-las investigando e explicando a razão de ser da diversidade e da dinâmica das morais históricas. Chegamos então a Ética Moderna apresenta uma série de transformações de ordem econômica, política e social, como o Renascimento, onde o homem, ao invés de Deus, passa a ser o centro da ciência, da política, da arte e da moral. A ética