Ética e relações profissionais
É inegável o importante papel que o gestor desenvolve em uma empresa, contudo faz-se necessária a constante mudança, atualização e desenvolvimento por parte do mesmo. Os processos citados precisam ser praticados com ética, uma vez que o seu objeto de trabalho são pessoas que possuem diversidade no seu modo de viver, em seus costumes e que irão compor o quadro de funcionários da empresa visando torná-la produtiva e bem inserida dentro de um mercado que possui por principal característica a competitividade.
Entre uma gama de conceitos podemos dizer que Ética trata-se de um conjunto de princípios e normas que um grupo estabelece para seu exercício, logo ela faz-se necessário para nortear a forma como os gestores de RH irão agir em seu campo de atuação.
Antes de qualquer coisa deve-se ter em mente que as pessoas são o que há de mais importante dentro de uma organização empresarial, sendo indispensáveis para a mesma e que estas possuem diferenças entre si, e partindo desse pressuposto cabe ao gestor de RH estabelecer as melhores estratégias e criar equipes que sejam peças verdadeiramente importantes para o sucesso e ascensão da empresa.
Uma comunicação eficiente entre líderes e subordinados irá trazer benefícios à organização e fará com que haja uma relação harmoniosa entre os membros da equipe, fazendo com haja em cada qual o prazer em trabalhar e em fazer parte de uma gestão comunicativa, aberta, onde há a participação de todos os seus integrantes.
Deve-se atentar para a informação como uma peça chave na construção de equipes eficazes e eficientes, informar as regras, as particularidades e o modo de funcionamento da empresa antes que o funcionário inicie suas atividade é algo de grande valia em uma época onde muitos permitem que os mesmo descubram no decorrer de sua ocupação as regras que norteiam a organização. Informar