Ética e relações humanas no trabalho
Atividade Pratica supervisionada (ATPS )
Disciplina:Éticas e relações humanas no trabalho
ATPS Ética e Relações Humanas no trabalho
Pólo Osasco
ETAPA 1
1 - Até que ponto um gestor de pessoas precisa compreender a ética e seus princípios como norteador das ações que o diferenciam no mercado de trabalho?
Passos 1 e 2.
A ética é um dos temas que se destaca nos dias atuais, principalmente nas organizações. A ética e seus princípios norteiam o gestor o tempo todo, pois como gestor de pessoas ele necessita ser um exemplo positivo; como gestor ele precisa fazer o que é certo e, portanto ele não poderá agir com impulsos. O gestor de pessoas, ele irá carregar consigo muitos valores e muitas pessoas, e, portanto não pode e não deve agir ou falar com preconceitos, discriminação, com falcatruas. A idéia de que o gestor de pessoas é responsável apenas pelo recrutamento e desligamento de colaboradores esta defasado, as funções do gestor de RH vão além, gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. E a Ética faz parte dessa nova estrutura, para que se entenda melhor veja alguns dos novos desafios do RH:
Encontrar pessoas qualificadas;
Lidar com as pessoas;
Motivar as pessoas;
Espírito de liderança – elemento humano.
Um dos grandes desafios dos Gestores de pessoa é lidar com pessoas, porque não se trata apenas do individuo isolado, lidamos com uma serie de conflitos, caráter, família, desejos, anseios, sonhos, frustrações entres outros, e saber lidar é o X da questão. É justamente no elemento humano que ética e seus princípios estão diretamente ligados. Os gestores de pessoas ao compreender a ética e seus princípios, tem como propósito fazer a confluência