Ética e meio ambiente
Trabalho de Ética
ÉTICA E O MEIO AMBIENTE
Professor: Giorgio De Antoni
Alunos: Jaqueline Miranda
Lucas Fialho
Rayanne Assis
INTRODUÇÃO
Brasília - DF
2014
Introdução
O paradigma da concentração, associada à incoerente exportação dos recursos naturais, mantida pela concentração mercantil, criou áreas desenvolvidas e subdesenvolvidas em um mesmo território, assim, gerando pobreza urbana e rural e expectativas por parte de várias gerações à suas relações socioeconômicas espaciais.
Nos últimos anos, os principais assuntos discutidos pela sociedade são os grandes impactos no meio ambiente, gerados pelas ações humanas. O compromisso pela formação de uma consciência ecológica ultrapassa as opiniões próprias, entrando em questão, a consciência de todos. A nova ética ecológica propõe que é o dever de todo cidadão que possua informação básica tornar-se o transmissor de informações para aqueles que não desenvolveram essa consciência. Assim, a composição do homem e o meio ambiente é estabelecida de acordo com a consciência da necessidade da sustentabilidade ambiental.
A ética e o meio ambiente
O inicio para a compreensão da ética no meio ambiente começa a partir do reconhecimento da importância da natureza para a preservação da espécie Humana, da fauna e flora. Trata-se da garantia da sobrevivência física e do desenvolvimento social a partir do reconhecimento da qualidade da natureza. O que é contraposto à ética e a moral capitalista, que globalizam.
A ética capitalista afirma que, “bom é o que permite acumular mais com menos investimentos e em menos tempo possível”. Já a moral capitalista afirma que,
“empregar menos gente possível, pagar menos salários e impostos e explorar melhor a natureza para acumular mais meios de vida e riqueza”.
O diagnóstico do processo de desenvolvimento do país nos últimos 10 anos é tido como padrão para análise, assim sendo analisados os catastróficos efeitos sobre a
qualidade