Ética e Meio Ambiente
Distinção
- A moral e a ética não são um conjunto de verdades fixas e imutáveis; ambas apresentam um caráter histórico.
a) Moral - Regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma determinada sociedade, um povo, uma religião, tradição cultural etc. - Fenômeno social particular, sem o compromisso com a universalidade. b) Ética - Julgamento da validade das morais. “A ética é uma reflexão crítica sobre a moralidade”. - “Mas ela não é puramente teoria. A ética é um conjunto de princípios e disposições voltados para a ação, historicamente produzido, cujo objetivo é balizar as ações humanas. A ética existe como uma referência para os seres humanos em sociedade, de modo tal que a sociedade possa se tornar cada vez mais humana”.
c) Tarefas da Ética
Principal regulador do desenvolvimento histórico-cultural da humanidade.
- Sem ética, ou seja, sem a referência a princípios humanitários fundamentais comuns a todos os povos, nações, religiões etc, a humanidade já teria se despedaçado até a auto-destruição.
- Ethos: ética em grego. Designa a morada humana. Significa tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma morada saudável: materialmente sustentável, psicologicamente integrada e espiritualmente fecunda.
d) Campos de atuação da ética
- Ética e justiça social. - Ética e meio ambiente. - Ética e cidadania. - Ética e política - Ética e corrupção
Ética e convivência humana: Há necessidade de ética porque há o outro ser humano. A atitude ética é uma atitude de amor pela humanidade.
Ética e educação: “Toda educação é uma ação interativa: faz-se mediante